Frequently Asked Question

Como utilizar as funcionalidades da tela Contas à receber?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Contas à receber, clique em "Financeiro" > "Contas à receber".

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A seguinte tela será apresentada:

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Para adicionar uma nova conta à receber clique no botão "Inserir" você será levado a uma nova tela, para saber como preencher os campos e prosseguir com o cadastro acesse:Como realizar cadastro de contas à receber?

Para visualizar contas à receber você poderá filtra-las das seguintes maneiras:

Data de Vencimento

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Ao selecionar as datas de início e fim as contas serão filtradas dentro deste período.

Cliente

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Para selecionar o cliente basta clicar no ícone de lupa e digitar o Nome e dar um duplo clique em cima do mesmo, as informações serão trazidas para o campo.

Quando selecionada uma ou as duas opções, você deverá selecionar o status da conta:

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Para selecionar alguma das opções basta clicar no quadrado colorido respectivo ao status.

Ao seleciona-las de acordo com sua descrição, serão trazidas apenas as que se encontram nas situações definidas.

Permitindo filtra-las quando já estão vencidas, se ainda irão vencer, se estão vencendo na data atual, se já estão pagas ou se foram baixados os boletos sendo estas opções de status relacionadas com as outras opções escolhidas, para filtrar as contas com as informações escolhidas basta clicar no botão" Pesquisar".

O campo "Total de Contas à receber" trará a soma dos valores de todas as contas que foram filtradas durante a pesquisa. Para selecionar uma conta clique em cima dela, o campo "Selecionadas" mostrará o valor de uma ou mais contas selecionadas.

Caso queira apagar as opções marcadas basta clicar no botão "Limpar Filtro".

Para excluir alguma conta basta selecionar-la e clicar no botão "Excluir".

O botão "Imprimir Duplicata" realizará a impressão da duplicata com os dados do cliente e da venda que foi realizada.

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O botão "Recibo" gerará um comprovante de pagamento para o cliente sem legalidade fiscal:

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Ele trará as informações da empresa, do cliente e da conta paga, sendo uma maneira de comprovar o pagamento.

O botão "Receber Vários" irá leva-lo a uma nova tela:

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Onde será necessário escolher o cliente, para pesquisar por um cliente basta apertar a tecla F3. Digitar o nome do cliente e dar um duplo clique em cima do mesmo.

Aparecerão todas as duplicatas que não foram pagas e que foram geradas para aquele cliente, onde será possível selecionar quais contas o cliente deseja pagar de uma só vez.

Também é permitido que o cliente pague um valor parcial(menor do que o total da divida) das duplicatas, sendo necessário preencher o valor parcial que o cliente irá pagar e a data do vencimento do valor restante para quitar a divida.

O valor parcial será descontado do valor das duplicatas a ser pagas e gerará uma nova duplicata com o valor restante e a sua respectiva data de vencimento.

Para efetuar o pagamento basta clicar no botão "Confirma(F10)".

Para descartar o pagamento basta clicar no botão "Cancelar(ESC)".

O botão "Abrir Venda" abrirá a tela de venda, onde você poderá gerar boleto, imprimir a venda e a ordem de produção, porém não será capaz de alterar dados na venda pois ela já estará finalizada. Para vender mais produtos para este cliente ou outro será necessário clicar no botão "Nova Venda". Para saber mais sobre como realizar vendas acesse: Como utilizar as funcionalidades da tela Saída de Produtos(Vendas)?

Também dando um duplo clique em cima de uma conta à receber você abrirá a tela:

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Se a conta ainda não havia sido paga para paga-la você deverá de acordo com o valor recebido habilitar a opção "Esta conta está paga!" ou "Pagamento parcial" e preencher os campos correspondentes a cada opção. E depois se deseja finalizar o pagamento deverá clicar no botão "Salvar".

O botão "Estornar Lançamento" fará com que a conta paga seja retirada do livro caixa e constará como cancelamento do pagamento. Ao clicar neste botão aparecerá uma mensagem para a confirmação:

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Se não confirmar a mensagem não será alterado nenhum dado da conta, mas se confirma-la o pagamento será estornado. O botão "Cancelar" irá fechar e tela e os dados permanecerão inalterados.

Nesta tela quando uma conta ainda não foi paga você poderá se desejar um boleto da conta clicando no botão "Gerar Boleto", que depois de gerado será possível gerencia-lo na tela de Gerenciador de Boletos, para saber mais acesse: Como utilizar as funcionalidades da tela Gerenciador de Boletos?

Só aparecerão nesta tela as vendas realizadas onde a forma de pagamento geram duplicatas.

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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