Frequently Asked Question

Como utilizar as funcionalidades da tela Saída de Produtos(Vendas)?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Saída de Produtos(Vendas), clique em "Movimentações" > "Saída de Produtos(Vendas)".

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A tela a seguir será apresentada:

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Para realizar uma nova venda você deverá clicar no botão Nova Venda(F4) preencher os campos (Cliente, Código do Produto, Quantidade) obrigatoriamente para realizar a venda.

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Para escolher um cliente clique no ícone na frente do campo, digite o nome e clique em pesquisar, dê um duplo clique em cima do nome para seleciona-lo.

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Para escolher um Produto clique no ícone na frente do campo, digite a descrição do produto e clique em pesquisar, dê um duplo clique em cima do produto para seleciona-lo.

Depois de inserir estes campos você poderá também inserir se desejar um desconto:

Digite o valor do desconto em reais e este valor será subtraído do produto.

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Caso o desconto seja em porcentagem clique no botão e digite o valor em porcentagem.

O campo de "Valor Total Item" irá mostrar o resultado da conta do valor unitário do produto multiplicado-o pela sua quantidade e depois irá retirar o desconto(se possuir).

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Para adicionar este produto basta clicar no ícone. Você deverá escolher os produtos e realizar este processo em cada um que será vendido.

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Para remover algum produto selecione-o e clique no ícone.

Apos inserir todos os itens da venda se desejar realizar uma venda com frete vá para aba "Frete":

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Na aba frete insira o Peso Bruto e Líquido do produto, a quantidades de volumes, Espécie( ex: Caixa, Pacote) e o Valor do Frete.

No campo tipo de Frete selecione entre as opções:

Sem Frete --> quando não haverá frete (as opções acima não deverão ser preenchidas)

CIF - por conta do remetente --> quando remetente(quem envia) vai pagar o frete.

FOB - por conta do destinatário --> quando o destinatário(quem recebe) vai pagar o frete.

Nas duas ultimas opções surgirá um campo para inserir a transportadora que realizará o serviço de entrega:

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Para escolher uma transportadora clique no ícone, digite o nome da transportadora e dê um duplo clique em cima dela para seleciona-la.

Existe a opção de transportadora já cadastrada no sistema com a descrição "O mesmo" que pode ser usada quando a própria empresa que realiza a venda irá realizar a entrega. Para aprender a cadastrar uma nova transportadora acesse: Como realizar o cadastro de uma Transportadora?

Caso não tenha frete após inserir os itens vá para a aba "Pagamento":

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Na aba pagamento você deverá inserir a forma de pagamento, para isso selecione o Código do forma de pagamento. Para visualizar as formas de pagamento possíveis aperte a tecla F6.

Dependendo do tipo de pagamento poderão surgir campos para ser preenchidos

Caso o tipo de pagamento gere uma duplicata, boleto ou um pagamento parcelado, surgirão opções como data do vencimento, quantidade de parcelas, condição do pagamento entre outras a ser preenchidas que são de acordo com as configurações que foram estipuladas para aquela forma de pagamento durante o cadastro do mesmo, para saber mais coma cadastrar uma nova ou alterar alguma existente acesse: Como realizar cadastro de forma de pagamento?

O campo valor estará preenchido automaticamente com a soma do valor dos itens e frete(se possuir).

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Para salvar esta forma de pagamento da venda clique no ícone.

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Para remover o pagamento selecione-o e clique no ícone.

Caso queira descartar a venda clique no botão "Limpar".

Depois de escolhida a forma de pagamento clique no botão "Salvar" para terminar a venda.

Depois de finalizada e salva você poderá emitir Sat, inserindo se desejar o CPF ou CNPJ do cliente no campo "CPF/CNPJ", após informar ou não estes dados para emitir o Sat da venda basta clicar no botão "Emitir Sat" .

Para emitir nota fiscal desta venda realizada depois de salva vá para a aba NFe:

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Selecione a finalidade da nota fiscal entre as opções:

0 - Sem Emissão --> quando não haverá a emissão de nota fiscal.

1 - NFE Normal --> quando deseja emitir uma nota fiscal normal de venda.

2- NFE Complementar --> quando deseja complementar uma nota normal onde deverá fazer um reajuste de preço em razão de contrato ou qualquer outra ocasião que acarrete o aumento no valor original da operação; Na regularização de diferença de preço, em operação ou prestação, na quantidade de mercadoria, quando for feita no período de apuração de imposto em que o documento fiscal tiver sido emitido ou para lançar imposto não efetuado no momento da emissão, por cálculo incorreto; Na exportação, caso o valor do contrato de câmbio ocasionar acréscimo ao valor da operação na NFe.

3 - NFE de Ajuste --> quando desejar emitir uma nota que não se refere à transações com mercadorias e deve ser emitidas apenas para fins escriturais.

4 - Devolução de Mercadorias --> quando desejar fazer uma nota fiscal para devolver mercadorias.

Quando selecionada a "Finalidade" Devolução de Mercadoria aparecerá em específico o campo "Nota Referenciada(Chave de acesso)" onde deverá ser preenchido o código da nota de entrada dos produtos que irão ser devolvidos:

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Para cada opção os campos de Tipo de Emissão, Natureza da Operação, Data e Hora de Emissão e Saída, Indicador de presença do comprador serão preenchidas automaticamente de forma padrão, porém podem ser alteradas.

Quando alterada a opção de "Tipo de Emissão" de entrada para saída irá alterar também a "Natureza da Operação" automaticamente, mas você poderá escrever a descrição da Natureza de operação de acordo com o que desejar.

O campo de "Número da NFe" na primeira vez virá automaticamente com o valor 1 porém deverá ser alterado conforme o número de notas fiscais já emitidas pela empresa e a partir deste número ele será preenchido consecutivamente de forma automática agregando 1 ao valor anterior.

Para descartar as informações preenchidas caso não queira emiti-la clique no botão "Limpar " e os campos serão limpos.

Depois de preenchidos emitir a nota basta clicar no botão "Emitir NFe"

Quando deseja emitir uma Nota Fiscal ou Sat de uma venda feita anteriormente

Você deverá na tela de Vendas no campo "Código Fatura" apertar a tecla F11 e pesquisar a venda desejada seleciona-la com um duplo clique, ela será trazida novamente a esta tela e será capaz emitir nota fiscal e Sat para a mesma. Quando selecionada uma venda já finalizada você poderá apenas alterar as informações do frete, nota fiscal e Sat

Quando a Nota fiscal já foi emitida surgirão na aba "NFe" novos botões e um campo "Motivo":

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  • O botão "Enviar" abrirá uma nova tela onde será possível selecionar as informações para enviar o e-mail (Remetente, Destinatário, CC(Com Cópia), Assunto e Anexo(anexar arquivos)):
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O campo indicado trará informações padrões da nota fiscal.

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Ao clicar neste ícone será atualizada as opções de emails remetentes.

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Ao clicar neste ícone você será levado para a tela de configurações onde poderá adicionar um novo e-mail de envio.

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Ao clicar neste ícone será aberto o gerenciador de arquivos do seu computador onde poderá selecionar arquivos para ser anexados.

Após preenche-los ou altera-los se deseja enviar o e-mail basta clicar no botão "Enviar". Caso não queira envia-lo basta fechar esta tela.

  • O botão "Visualizar Danfe" servirá para abrir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica(Danfe):
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  • O botão "Cancelar NFe" servirá para cancelar a nota fiscal (só poderá cancela-la dentro de 24 horas da emissão da mesma), caso esteja dentro do prazo determinado você deverá preencher antes o campo "Motivo" onde haverá uma quantidade mínima de 15 caracteres, nele você informará o motivo do cancelamento da nota. Caso esteja de acordo com as condições determinadas acima a nota fiscal antes emitida será cancelada(perderá sua validade fiscal).
  • O botão "Carta de Correção NFe" gerará uma Carta de Correção(CC-e) um documento fiscal utilizado para corrigir erros de notas fiscais já emitidas. Porém podem ser corrigidos apenas estas informações e nas seguintes condições:
  1. CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação), desde que não mude a natureza dos impostos;
  2. Descrição da Mercadoria;
  3. CST (Código de Situação Tributária), desde que não haja alteração de valores;
  4. Peso, volume, acondicionamento do item, desde que não interfira na quantidade faturada do produto;
  5. Data de Saída (desde que seja no mesmo período de apuração do ICMS);
  6. Dados do Transportador – Endereço do destinatário (desde que não altere por completo);
  7. Razão Social do Destinatário (desde que não altere por completo);
  8. Inserir ou alterar dados adicionais, como por exemplo, transportadora, nome do vendedor, número do pedido.

O campo "Motivo" deverá ser preenchido para gerar CC-e, onde haverá necessidade de uma quantidade mínima de 15 caracteres, nele você informará o motivo da nota precisar ser corrigida.

Quando uma venda foi salva você pode utilizar os botões:

  • "Imprimir Pedido" realizará a impressão do pedido da venda. Quando clicar neste botão aparecerá uma mensagem de confirmação perguntando se deseja realizar a impressão na impressora térmica:
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Caso aceite a impressão do pedido será na impressora térmica, caso clique em não a impressão será realizada na impressora comum com as seguintes informações:

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Cancelamento de Vendas

Quando uma venda foi realizada e você deseja cancela-la basta seleciona-la e na tela de vendas no campo status alterar a opção venda para "Cancelada" e clicar no botão "Salvar":

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A venda será cancelada e será retirado o valor da venda do livro caixa.

Para realizar um orçamento você deverá na tela de Venda no campo "Status" selecionar a opção Orçamento:

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Também surgirão os campos Formas de Pagamento disponíveis (onde poderá escrever a forma e as condições de pagamento) e Previsão de Entrega(poderá escolher data da entrega do frete ou da chegada de um produto caso seja um produto que não tenha no estoque).

Para realizar o orçamento você deverá como na venda preencher os campos (Cliente, Código do Produto, Quantidade) obrigatoriamente e "Desconto" se desejar. 

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Deverá inseri-los clicando no ícone.

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Para remover algum produto selecione-o e clique no ícone.

Não será possível nessa opção de Orçamento inserir Pagamento, Frete, gerar NFe ou Sat.

Você poderá salvar o orçamento clicando no botão "Salvar".

Descarta-lo clicando no botão "Limpar".

Depois de salvo você poderá imprimir o orçamento clicando no botão "Imprimir Pedido" e imprimir a ordem de produção clicando no botão "Ordem de Produção".

Quando deseja abrir um orçamento feito anteriormente.

Você deverá na tela de Vendas no campo "Código Fatura" apertar a tecla F11 no campo "status" selecionar "Orçamento" e pesquisar o orçamento desejado e seleciona-lo com um duplo clique, ele será trazida novamente a esta tela e será capaz de alterar o orçamento para Venda mudando a opção no campo Status e para finalizar esta venda você deverá inserir opção de pagamento, frete (se desejar). Para salvar deverá clicar no botão "Salvar" o orçamento será alterado para venda.Poderá também emitir NFe e Sat se assim necessitar.

Para realizar outras saídas como devoluções de produtos você deverá na tela de Venda no campo "Status" selecionar a opção Outras Saídas:

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Aparecerá a opção para escolher entre Cliente e Fornecedor:

Ao escolher Cliente você deverá preencher os campos(Cliente, Código do Produto, Quantidade) obrigatoriamente e "Desconto" se desejar.

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Deverá inseri-los clicando no ícone.

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Para remover algum produto selecione-o e clique no ícone.

Se desejar inserir frete á saída vá ate a aba "Frete" e insira as informações como já foi mostrado anteriormente para realizar vendas.

Depois vá até a aba "Pagamento" selecione a forma de pagamento.

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Para gerar o pagamento da saída clique no ícone.

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Para remover o pagamento selecione-o e clique no ícone.

Para emitir nota fiscal vá até a aba "NFe" e insira as informações como já mostrada acima para realizar vendas.

Para emitir "Sat" insira se desejar o CPF do Cliente e clique no botão Emitir Sat.

Ao escolher a opção Fornecedor surgirão novos campos e os botões "Imprimir Pedido" e "Ordem de Produção" sumirão:

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Você deverá preencher os campos(Fornecedor, Código do Produto, Quantidade, Código de Fornecedor(Código do produto vinculado ao fornecedor)) obrigatoriamente e "Desconto" se desejar.

Da mesma forma como já foi feita anteriormente você poderá:

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Deverá inseri-los clicando no ícone.

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Para remover algum produto selecione-o e clique no ícone.

Se desejar inserir frete á saída vá ate a aba "Frete" e insira as informações como já foi mostrado anteriormente para realizar vendas.

Depois vá até a aba "Pagamento" selecione a forma de pagamento.

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Para gerar o pagamento da saída clique no ícone.

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Para remover o pagamento selecione-o e clique no ícone.

Se não deseja salvar clique no botão "Cancelar".

Depois de inseridas as informações, se desejar salvar basta clicar no botão "Salvar".

Depois de salvo para para inserir nota fiscal selecione a fatura na tela "Visualizar Fatura" e vá para a aba NFe e preencha os campos de acordo com a finalidade da nota.

Clique no botão "Emitir NFe".

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Este botão abrirá uma tela de busca com as notas fiscais que você importou durante a entrada de produtos(Compra). Você poderá selecionar uma nota que desejar e ele trará os produtos que estavam naquela nota e o seu fornecedor.

Dessa maneira você também poderá se desejar inserir pagamento, frete e emitir notas fiscais para a saída.

Se desejar cancelar o processo clique "Limpar Campos"

Para salvar estas alterações clique no botão "Salvar".

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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