Frequently Asked Question

Como utilizar as funcionalidades da tela Gerenciador de Boletos?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Gerenciador de Boletos, clique em "Financeiro" > "Boletos".

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A seguinte tela será apresentada: 

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Para visualizar os boletos será necessário filtra-los anteriormente pela conta bancária(Se possuir mais de uma inserida no sistema) e pelas opções:

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Todos

Aparecerão todos os boletos sendo de Remessa pendente, Emitidos, Registrados, Liquidados, Baixados e de todos os clientes.

Remessa pendente

Aparecerão os boletos onde as remessas não foram geradas ainda.

Emitidos

Aparecerão os boletos que foram emitidos sendo pendentes ou já registrados.

Registrados

Aparecerão os boletos que foram registrados no sistema do banco.

Liquidados

Aparecerão os boletos que foram pagos.

Baixados

Aparecerão os boletos onde foi dado baixa (cancelado).

Cliente

Ao selecionar esta opção será necessário escolher o cliente, para pesquisar por um cliente basta apertar a tecla F3 ou clicar no ícone da lupa. Digitar o nome do cliente dar um duplo clique em cima do mesmo.

Aparecerão apenas os boletos do cliente de acordo com o status escolhido (Remessa pendente, Emitidos, Registrados, Liquidados ou Baixados).

O botão "Gerar Remessa" deve ser usado quando estiver habilitada a opção "Remessa pendente".

Onde a remessa poderá ser realizada de duas maneiras:

  • A primeira será quando a opção da conta bancária "Atualiza Van" estiver habilitada ao clicar no botão o boleto será enviado para o site do banco e será retornado registrado automaticamente. Depois será necessário apenas clicar no botão "Atualiza status" para atualizar a situação do boleto como registrado.
  • A segunda será quando a opção da conta bancária "Atualiza Van" estiver desabilitada então será necessário ao clicar no botão "Gerar Remessa" salvar um arquivo que o sistema irá gerar e envia-lo para o site do banco, após isto o banco de enviará um arquivo de retorno. Onde você deverá baixar este arquivo e importa-lo para o sistema da seguinte forma:
  1. Salve o arquivo recebido em uma pasta onde poderá facilmente encontra-lo;
  2. No sistema na tela de Gerenciador de Boletos clique no botão "Importar Retorno" ele abrirá o gerenciador de arquivos do seu computador;
  3. Vá até onde salvou o arquivo de retorno, o selecione, e aperte abrir.
  4. Clique no botão "Atualiza status" para atualizar a situação do boleto como registrado

Para saber como habilitar ou desabilitar a opção atualiza Van acesse: Como realizar o cadastro de Conta Bancária?

O botão "Baixar Boletos" deve ser utilizado quando o boleto já foi registrado e será cancelado.

Você deverá selecionar o boleto que deseja dar baixa e clicar no botão "Baixar Boletos" ele demorará cerca de 24 horas para que o banco verifique e dê a baixa.

Depois de passado o tempo você deverá clicar no botão "Atualiza Status" e ele mudará a situação do boleto para baixado sendo possível você descarta-lo clicando no botão "Descartar Boletos".

Para excluir um boleto que não foi registrado (sua remessa não foi gerada) você deverá apenas clicar no botão "Descartar Boletos".

Para imprimir um boleto você devera inserir o tipo de impressão(Normal, Carnê, Carnê triplo e Personalizada) e clicar no botão "Imprimir".

A opção "Normal" imprimirá um boleto padrão:

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A opção "Carnê" imprimirá um carne padrão para pagamento:

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A opção "Carnê triplo" deverá ser utilizada somente quando a opção imprimir selecionados em arquivo único, pois será impresso três carnês padrões em uma folha (você terá que selecionar três boletos para ser impressos nesta opção).

A opção "Personalizada" imprimirá um boleto padrão com a imagem que a empresa desejar (Logo):

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O botão "Enviar E-mail" envia os boletos selecionados para os emails cadastrados dos clientes (caso o cliente não possua e-mail cadastrado não será possível enviar o boleto).

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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