Frequently Asked Question

Como utilizar as funcionalidades da tela do PDV(Ponto de Venda)?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de PDV, clique em "Abra a tela de LOGIN e selecione a opção PDV":

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Se não possuir nenhum turno aberto a mensagem a seguir é apresentada:

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Caso deseja abrir o caixa clique em "Sim", caso não queira mais usar o caixa do PDV clique em Não e o programa será fechado.

Se clicar em "Sim" a seguinte tela será aberta:

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Para abrir o caixa insira o saldo inicial do caixa e clique no botão "Abrir Caixa". Após abrir o caixa feche a tela para utilizar o PDV:

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Nesta tela na parte superior você verá o turno, o código do caixa e o usuário.

Para realizar uma devolução de mercadoria clique no botão "Devolução". Esta tela será aberta:

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Você deverá escolher o produto que vai ser devolvido selecionando a venda e depois deverá escolher o tipo de devolução para o cliente. Para saber mais acesse: Como utilizar as funcionalidades da tela Devolução de Produtos?

O botão "Receber Duplicatas(F5)" abrirá esta tela:

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Onde será necessário escolher o cliente, para pesquisar por um cliente basta apertar a tecla F3. Digitar o nome do cliente e dar um duplo clique em cima do mesmo.

Aparecerão todas as duplicatas que não foram pagas e que foram geradas para aquele cliente, onde será possível selecionar quais contas o cliente deseja pagar de uma só vez.

Também é permitido que o cliente pague um valor parcial(menor do que o total da divida) das duplicatas, sendo necessário preencher o valor parcial que o cliente irá pagar e a data do vencimento do valor restante para quitar a divida.

O valor parcial será descontado do valor das duplicatas a ser pagas e gerará uma nova duplicata com o valor restante e a sua respectiva data de vencimento.

Para descartar o pagamento basta clicar no botão "Cancelar(ESC)".

Para efetuar o pagamento basta clicar no botão "Confirma(F10)".

O botão "Caixa(F9)" abrirá esta tela:

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Nesta tela você poderá adicionar:

Os Reforços serão os valores inseridos no caixa para ajudar no troco e nos pagamentos. Ao clicar no botão "Reforço" abrirá dois campos para inserir o Valor e a Justificativa(opcional) do reforço:

As Sangrias serão retiradas feitas no caixa que não irão constar no "Livro Caixa". Ao clicar no botão "Sangria" abrirá um campo para inserir o Valor da Retirada:

E os Pagamentos serão retiradas para pagar despesas e aparecerão no "Livro Caixa". Ao clicar no botão "Pagamentos" abrirá três campos para inserir a Sangria(Valor de retirada), a Justificativa e o Centro de Custos:

Poderá se quiser visualizar as movimentações do caixa, podendo imprimi-las e se desejar fechar o caixa atual. Para saber mais acesse: Como utilizar as funcionalidades da tela Caixa?

O botão "Vendas(F11)" abrirá esta tela:

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Nesta tela você poderá imprimir faturas, emitir CFe e cancelar vendas realizadas neste caixa e neste turno. Para saber mais sobre as vendas realizadas acesse: Como utilizar as funcionalidades na tela Vendas Realizadas?

Clicando no botão "iniciar" você ainda será capaz de realizar essas funções citadas acimas e abrirá esta tela:

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Nesta tela você poderá escolher no campo Produto você poderá:

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Pesquisar um produto clicando no ícone ou apertando a tecla F1.

Poderá realizar uma consulta pelo código do Produto aperto as teclas CTRL + F.

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E cadastrar um novo produto clicando no ícone.

Para escolher o produto a ser vendido e sua quantidade faça da seguinte forma:

  • Primeiro digite a quantidade;
  • Em seguida digite o asterisco para multiplicar a quantidade pelo código do produto;
  • Depois digite o código do produto;

Ex:1*2 Significa uma unidade do produto de código 2:

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Para adicionar o produto ao carrinho aperte no botão "Adicionar(Insert)".

Outra forma de realizar a venda de um produto é quando este esta cadastrado com código de barras e você utiliza o Leitor de Código de barras. Neste caso digite inicialmente a quantidade que deseja vender e o asterisco, então bipe o código do produto com o leitor, ele será adicionado automaticamente ao carrinho.

Depois de escolhido o produto ou produtos que serão vendidos e adiciona-los ao carrinho você poderá:

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  • O botão "Retira Item(F7)" irá retirar do carrinho o produto selecionado.
  • O botão "Cancelar(F8)" cancelará a venda antes de ser finalizada.
  • O botão "Finaliza Orçamento(F12)" finalizará esta venda na forma de orçamento sem forma de pagamento e não constará no livro caixa e não dará baixa dos produtos do estoque.
  • O botão "Finaliza Venda(F10)" abrirá uma tela para inserir o a forma de pagamento:
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Para realizar o pagamento da venda insira código da forma de pagamento e clique no ícone:

Para remover a forma de pagamento clique no botão "Remover(F7)".

Para a cancelar o pagamento clique no botão "Cancela(ESC)".

Para confirmar a venda clique no botão "Confirma(F10)". Ao clicar no botão aparecerá uma mensagem:

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Se você deseja imprimir a fatura clique no botão "Sim", caso não queira imprimir clique no botão "Não".

Aparecerá também uma mensagem se você desejar imprimir o cupom fiscal:

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Para mais dúvidas sobre esse determinado assunto entre em contato conosco.

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