Frequently Asked Question

Como utilizar as funcionalidades da tela Configurações?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Configurações,, clique em "Configurações". A tela a seguir é apresentada:

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Na tela de configurações na aba "Dados da empresa" você poderá clicando inicialmente no botão "Editar" preencher os campos com as informações da sua empresa (Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ, Insc. Estadual, Insc. Municipal, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Telefone, E-mail e Site).

Você poderá inserir o logo da empresa da seguinte forma:

  1. Você deverá ter a imagem do logo salva no seu computador;
  2. Clique no botão "Buscar" ele abrirá o gerenciador de arquivos do seu computador;
  3. Vá até onde o logo está salvo e o selecione.

Estas opções são habilitadas de acordo com a licença que você adquire quando implanta o sistema.

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Habilitado para emitir Sat significa que você será capaz de emitir cupom fiscal ao realização de vendas.

Habilitado para emitir NFe permite que você possa emitir nota fiscal eletrônica durante as vendas e saídas de produtos.

Habilitado para emitir Boletos irá permitir que você gere boletos para contas à receber e os gerencie na tela de Boletos.

EVOCOM Lite é uma opção pouco comum, pois traz uma versão do sistema onde diversas funções são inutilizadas, já que esta versão busca trazer para o cliente apenas as funções que são necessárias para a emissão de nota fiscal, ou seja as demais funções de controle de estoque, financeiro, movimentações, cadastros e relatórios que não se relacionarem diretamente com a parte fiscal serão desabilitadas.

Usa EVOCOM Mobile se habilitada é porque sua licença permite que você utilize o aplicativo de vendas mobile(para celular).

Na aba "Impressoras":

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Você poderá inserir os dados da impressão e da impressora cadastrada:

(Fonte, Tamanho e Colunas) para configurações da fonte da impressão.

(Impressora local) para selecionar qual impressora conectada no seu computador vai ser definida como padrão para impressão.

(Vias e Vias de Recibo) a primeira para definir a quantidade de vias da impressão de venda, e vias de recibo para definir a quantidade de vias impressas nas contas à receber.

A opção Utilizar Gaveta de Dinheiro:

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Irá trazer dois novos campos para selecionar a marca da impressora e caminho da rede do computador. Esta opção terá como função toda vez que o usuário realizar um venda seja pelo PDV ou pelo administrativo de abrir a gaveta de dinheiro automaticamente.

Na aba "SAT":

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Você verá os campos Caminho para arquivos SAT, Caminho para arquivos XML, Local do Programa UniNFe e SignAC.

Os campos de caminho são para escolher o caminho para onde serão enviados os arquivos gerados de SAT e XML. O local do programa sera o caminho da pasta onde está instalado o UniNFe.

O campo para SignAC será preenchido por um Código de vinculação que permite ao usuário gerar o arquivo SAT.

Todos campos desta aba são preenchidos na implantação do sistema pela equipe da Evo, e não são recomendadas alterações que poderão gerar futuros erros na emissão do cupom fiscal.

Na aba "NFe":

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Nesta aba você poderá visualizar as configurações relacionadas á emissão de Nota Fiscal.

O campo de Caminho para arquivos NFe são para escolher o caminho para onde serão enviados os arquivos fiscais. O local do programa sera o caminho da pasta onde está instalado o UniNFe.

O Regime Tributário do Emitente(CRT) possui três opções possíveis:

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O código 1 será preenchido pelo contribuinte quando for optante pelo Simples Nacional.

O código 2 será preenchido pelo contribuinte optante pelo Simples Nacional mas que tiver ultrapassado o sublimite de receita bruta fixado pelo estado/DF e estiver impedido de recolher o ICMS/ISS por esse regime.

O código 3 será preenchido pelo contribuinte que não estiver na situação 1 ou 2.

O Tipo de Ambiente possui duas opções:

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O ambiente 1 ficou dedicado exclusivamente à emissão real, com valor fiscal e jurídico dos documentos fiscais eletrônicos, ou seja, é onde o documento definitivo será emitido.

O ambiente 2 é utilizado para gerar documentos fiscais apenas como testes, sem nenhuma validade fiscal ou jurídica.

O campo Fuso horário servirá para escolher o fuso horário do seu local atual e caso ocorra mudanças no horário de verão seja necessário trocar.

O principal objetivo da NF-e é utilizar um único modelo nacional de documento fiscal eletrônico, tanto em operações de circulação de mercadorias como de prestação de serviços.De acordo com as prestações e circulação de mercadorias o campo modelo é definido.

A série da NFe é um número sequencial que define a numeração da nota e no caso de empresas que utilizam mais de uma série facilita a identificação do grupo de notas a que pertence tal série. Cada série permite que sejam emitidas 999.999 notas fiscais, se alcançar este número de emissões a série aumenta em +1 e permite que você volte a contar as emissões partir de 1.

O formato de impressão pode ser escolhido entre as seguintes opções:

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Cada opção trará uma configuração diferente da nota e pode ser escolhida de acordo com o que o usuário desejar.

O campo de Informações Complementares deverá ser preenchido com as informações que você deseja tornar padrão na NFe.

Nas configurações da MDF-e você também deverá inserir o modelo e a série, como já mostrada anteriormente.

E poderá escolher o Tipo de Emitente:

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Na primeira opção se qualifica empresas que transportam cargas de terceiros, e na segunda aqueles que transportam carga própria.

Na aba "Configurações":

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Você verá as possíveis alterações relacionadas ao sistema, inicialmente aqui você poderá escolher o caminho do backup, que será a o local onde será salva as informações obtidas pelo sistema no seu uso diário.

Incluir multa sobre o atraso de pagamento se habilitada será onde você escolherá a porcentagem de acréscimo que o cliente deverá pagar por uma conta em atraso em cima do seu valor total.

Incluir juros sobre o atraso de pagamento se habilitada será onde você deverá inserir o juros em porcentagem mensal ou diária em cima do valor total de uma conta que está atrasada.

Permite alterar vendedor no PDV quando habilitada permite que no PDV possa ser realizada a troca de vendedor quando necessária.

Permitir fazer condicional se estiver habilitada esta opção permite que sejam feitas no PDV vendas condicionais, seriam vendas onde o cliente tem a possibilidade de avaliar se deseja ou não ficar com o produto podendo finalizar ou não a venda.

As opções abaixo se relacionam diretamente com o usuário e suas permissões. Para saber como criar um usuário que pode ou não ser ter acesso a estes requisitos acesse:Como realizar cadastro de níveis de usuário?

Pedir confirmação para vendas com valor acima do limite se for habilitada quando realizar uma venda acima do limite estipulado para um cliente, será necessária a confirmação de um usuário autorizado para ultrapassar este limite.

Pedir confirmação para vendas com cliente com duplicatas em atraso se for habilitada quando for realizar uma venda para um cliente com contas em atraso, será necessária a confirmação por um usuário autorizado.

Pedir confirmação para cancelamento de vendas quando habilitada esta opção significa que somente um usuário autorizado será capaz de cancelar vendas.

Na aba "PDV":

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Aqui você poderá alterar as configurações do PDV(Ponto de Venda). O campo Código do Caixa servirá para quando realizar uma venda por este computador este caixa e os que estão vinculados a ele apenas poderão visualizar as vendas realizadas.

Exibir PDV em modo janela se habilitada esta opção permitirá que o PDV seja exibido em modo janela.

Balança no PDV se habilitada permitirá que o PDV puxe dados da balança durante as vendas.

Na aba "Boleto":

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Aqui estarão as configurações relacionadas ao boleto.

O Ambiente deverá ser escolhido de acordo com a função do boleto:

Homologação será um boleto gerado somente para teste e não será validado.

Produção será um boleto gerado que será validado e registrado no banco.

O campo Token deve ser preenchido com um código de validação que o banco gera e envia à você.

No campo Local de Pagamento você deverá preencher o local onde você deseja que seja pago o boleto. Podendo especificar um local(agência ou banco) ou simplesmente indicar que o boleto é pagável em todos os bancos.

A opção protestar titulo com você irá inserir a quantidade de dias que terá para efetuar o pagamento do boleto depois de vencido. Você poderá escolher se os dias serão corridos ou úteis.

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Passados estes dias e o boleto não foi pago você terá direito de protestar que é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto.

O campo "Instrução Padrão" é onde você poderá escrever uma mensagem que aparecerá no boleto, para contato ou alguma informação que deseja inserir.

Para cancelar as alterações em qualquer aba clique no botão "Cancelar".

Para salvar alterações em qualquer aba clique no botão "Salvar".

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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