Frequently Asked Question

Como realizar cadastro de Cliente?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Clientes, clique em "Cadastrar" > "Clientes".

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A tela a seguir será apresentada: 

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Para cadastrar um novo cliente é necessário clicar no botão "Inserir". Em seguida preencher os campos com os dados cadastrais do cliente inicialmente selecionando "Pessoa Física" (Nome Completo, RG, CPF, Data de Nascimento, Data de Emissão do RG, Data de Cadastro, Endereço (Logradouro, Número, Complemento, Bairro, CEP, Cidade, Estado), Email, Telefone e Site) ou "Pessoa Jurídica"(Nome Fantasia, Razão Social, Inscrição Estadual, Data de Fundação, CNPJ, Endereço (Logradouro, Número, Complemento, Bairro, CEP, Cidade, Estado), Email, Telefone e Site ).

Ao selecionar a opção Pessoa Jurídica surge o botão Receita Federal:

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Clicando neste botão leva a esta tela:

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Que ao consultar o CNPJ no site da Receita trás as informações da empresa automaticamente. Para fazer a consulta basta digitar os caracteres de acordo com que aparacerão na imagem e digitar o CNPJ da empresa e clicar no botão "Consultar CNPJ".

O sistema possui em suas funcionalidades a opção de ao realizar o cadastro de um cliente estipular um limite de valor de compras em duplicata e uma data de pagamento para as mesmas. Também possuindo o campo de observações que pode ser preenchido de acordo com as preferências do usuário.

Na aba Informações adicionais:

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Existe a opção de adicionar um novo endereço para possíveis cobranças ou de utilizar o mesmo já cadastrado.

O campo de forma de pagamento é preenchido com o código do tipo de pagamento padrão a ser utilizado para este cliente especifico trazendo também as opções de condições existentes para aquele determinado tipo de pagamento. Ambas opções que são cadastradas e podem ser editadas na forma de pagamentos na tela de "Forma de Pagamentos". Para saber mais sobre esta funcionalidade e como utiliza-la acesse: Como realizar cadastro de forma de pagamento?

A opção carteira do vendedor permite restringir o cliente apenas a um vendedor especifico ou permitir que todos possam realizar vendas a este cliente. Estas opções podem ser visualizadas, cadastradas e editadas na tela de "Usuários". Para saber mais sobre esta funcionalidade e como utiliza-la acesse: Como realizar cadastro de usuário?

Se desejar descartar o cadastro durante o processo basta clicar no botão "Cancelar".

Ao terminar de preencher o dados do cliente se desejar salvar basta clicar no botão "Salvar".

Para pesquisar clientes já cadastrados, basta clicar no botão "Pesquisar"(F2). Digitar o nome do cliente, e dar um duplo clique no nome. As informações aparecerão nos campos desta tela. Para editar alguma informação, clique no botão "Editar" e altere as informações. Para cancelar a edição clique no botão "Cancelar". Para salvar o conteúdo editado, clique no botão "Salvar". Para excluir o cadastro de algum cliente, clique no botão "Excluir".

Quando selecionar um Cliente já cadastrado você poderá ver na aba "Histórico de Compras" todas as informações referentes as compras do cliente selecionado.

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Também poderá na aba "Histórico de Duplicatas" todas as duplicatas geradas para aquele determinado cliente e suas informações tais como o status da duplicata(Pago, vencido, à pagar).

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Estes históricos não podem ser editados, pois trazem como função apenas a possibilidade de visualização do relacionamento comercial do cliente com a empresa.

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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