Frequently Asked Question

Como gerenciar MDF-e?
Última atualização 3 ano(s) atrás

Para acessar a tela de MDF-e, clique em "Arquivos fiscais" > "Manifesto MDF-e".

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A seguinte tela será apresentada: 

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Para inserir um novo manifesto eletrônico você deverá clicar no botão "Inserir".

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Essa tela será apresentada:

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Você deverá alterar o campo de Tipo de Emissão de acordo com a emissão desejada entre as opções: 

Sem Emissão -> onde não realizará a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

MDF Normal -> realizar a emissão de um manifesto eletrônico comum.

Contingência -> no momento da autorização, além da possibilidade de rejeição, podem ocorrer também problemas técnicos de oscilações nos serviços web do fisco bem como na internet do contribuinteO botão "Encerrar" deverá ser usado após a finalização do transporte da carga, para avisar o Fisco que o fato gerador do documento foi finalizado, ou seja, as mercadorias e o veículo chegaram no ponto final da rota daquele documento, impedindo a autorização do documento para liberação da carga. Quando não é possível transmitir o MDFe, o contribuinte pode operar em contingência, realizando alguns procedimentos da seguinte forma: 

  1. Alterar a forma de emissão do MDFe de "normal" para "contingência".
  2. Imprimir o DAMDFE com a informação no papel que o documento foi emitido em contingência.
  3. Após a cessação dos problemas, transmitir o documento via internet para o servidor do fisco respeitando o prazo máximo em lei de 168 horas contados a partir da emissão do documento.

Após selecionar uma das opções insira a placa do veículo, para selecionar um veículo clique no ícone da lupa e digita a placa ou descrição e dê um duplo clique em cima dele.

Insira também um outro veículo para Reboque neste caso serão possível selecionar apenas os que durante o seu cadastro foi escolhido o "Tipo de Veículo" com a opção "Reboque". Para saber mais acesse: Como realizar o cadastro de veículo?.

Será necessário também o CPF do Condutor, para pesquisar um condutor cadastrado clique no ícone da lupa e digite o nome do condutor e dê um duplo clique em cima do mesmo, para saber como cadastrar um condutor acesse: Como realizar o cadastro de condutor?.

O campo Modal com a opção Rodoviário que é aquele em que consiste o transporte através de ruas, estradas e rodovias, podendo ser pavimentadas ou não, onde se utiliza os automóveis, os ônibus e os caminhões para a locomoção de produtos e pessoas.

Selecione as Cidades de Carga e Descarga, para buscar alguma cidade clique no ícone da lupa e digite o nome e dê um duplo clique em cima dela.

Na aba documentos:

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O campo NF-e será usado para inserir a Nota Fiscal dos produtos vendidos que serão transportados. Para realizar a validação do transporte destes produtos, quando vendidos as notas devem ser geradas e clicando no ícone de lupa você poderá buscar estas notas. Ao selecionar a nota desejada os campos desta aba serão preenchidos. 

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Para inserir esta nota clique no ícone. Para inserir outras notas realize este mesmo processo(selecione-a e clique neste ícone).

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Para excluir alguma nota selecione-a e clique no ícone.

Na aba "UF de Percurso" você deverá selecionar todos os estados(exceto do remetente e do destinatário) onde o veículo passará até o destino final:

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Você deverá escolher os estados de acordo com as divisas e na ordem do estado de envio até o estado do destino final.

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Para inseri-los você deverá clicar no ícone.

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Para excluir algum estado clique no ícone.


Na aba "Seguros":

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Você deverá escolher entre as opções:

Sem seguro ->  Não terá seguro.

Quando tiver seguro, escolher responsável pelo seguro:

  1. Emitente do MDF-e -> o seguro será por conta do emitente do MDF-e;
  2. Responsável pela Contratação do Serviço de Transporte(Contratante) -> o seguro será por conta do remetente.

Para estas opções aparecerá os campos para determinar seguro.

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Quando selecionada uma das duas você terá que preencher os campos (Nome do Responsável, CNPJ do Responsável, Nome Seguradora, CNPJ Seguradora, Numero Averbação, Número Apólice).

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Para adicionar este seguro ao MDF-e clique no ícone.

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Para excluir algum seguro clique no ícone.

Depois de inseridas todas as informações se deseja salvar este manifesto eletrônico clique no botão "Salvar".


Depois de Salvo, na tela inicial:


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Você poderá visualizar todos os manifestos salvos no sistema de acordo com legenda:

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Pendentes para filtrar os manifestos e documentos fiscais que possuem situação pendente(só foram salvos não foram transmitidos).

Autorizados para filtrar manifestos e documentos fiscais que foram autorizados(que foram transmitidos e aprovados).

Encerrados para filtrar manifestos e documentos fiscais que foram encerrados(deverá ser encerrado o manifesto em que o processo de transporte foi finalizado.)

Com Erros para filtrar manifestos e documentos fiscais que foram durante a validação rejeitados.

Todos para filtrar todos os manifestos e documentos fiscais que foram gerados independente do status.

O botão "Pesquisar(F2)" servirá para buscar os manifestos de acordo com a legenda escolhida.

Quando uma MDF-e foi salva ela está com status pendente e o botão "Transmitir" ou o "Emitir MDF-e" servirá para emitir o documento de forma que o sistema deve assinar digitalmente utilizando o certificado da empresa de seu CNPJ e enviá-lo para o servidor autorizador do Fisco(autoridade responsável pela cobrança e fiscalização dos tributos). Ao receber o documento, o servidor utiliza-se de um Schema XSD que faz uma verificação do arquivo XML mediante regras de validação da estrutura do arquivo e retorna uma mensagem sinalizando a autorização ou não do documento.

  1. Caso haja um problema no preenchimento ou no envio do documento, a mensagem retornada é de uma Rejeição apontando o erro e é preciso corrigir o documento para enviá-lo novamente.
  2. Se autorizado, o emissor também receberá a chave de acesso para impressão do DAMDFE (Documento Auxiliar do MDFe), que é o documento em papel que comprova que o MDFe foi enviado e autorizado pelo Fisco estando de acordo com a legislação. Ele deve obrigatoriamente acompanhar a mercadoria junto ao condutor durante todo o transporte para que as autoridades fiscalizadoras, quando necessário, tenham conhecimento de que a carga está autorizada a ser transportada e de quais são os documentos que se referem às mercadorias em transporte.
  3. o botão "Imprimir" irá realizar a impressão do DAMDFE de um MDF-e autorizado. Quando o DAMDFE estiver em mãos o transporte poderá ser iniciado.

O botão "Pesquisar Abertos" servirá para buscar todos os manifestos que foram autorizados e o transporte está sendo realizado. Quando clicar nele esta tela será aberta:

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Aqui você poderá visualizar os que estão abertos e se necessitar encerra-los.

O botão "Encerrar" deverá ser usado após a finalização do transporte da carga, para avisar o Fisco que o fato gerador do documento foi finalizado, ou seja, as mercadorias e o veículo chegaram no ponto final da rota daquele documento.

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

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