Frequently Asked Question

Como realizar o cadastro de Departamento Fiscal ?
Última atualização 4 ano(s) atrás

Para acessar a tela de Departamento Fiscal, clique em "Cadastrar" > "Departamento Fiscal". A tela a seguir é apresentada:

image

Para cadastrar um novo departamento fiscal é necessário clicar no botão "Inserir". Em seguida preencher o campo Descrição do departamento fiscal. Em seguida clique no botão "Salvar".

Para adicionar um CFOP(Código Fiscal de Operações e Prestações de entradas e saídas de mercadoria) clique no botão "Editar" e depois na aba "CFOP":

image

Para selecionar um CFOP basta digitar o seu código.

image

Para verificar o código de um CFOP clique no ícone da lupa, pesquise por sua descrição e de um duplo clique para trazer suas informações.

Normalmente o CFOP será trazido pelo sistema com as opções Tipo Operação e Movimento já selecionadas na forma padrão utilizada pelo código, porém estas opções poderão ser editadas de acordo com o usuário.

As opção Situação Tributária(ST) se selecionada permite que a responsabilidade pelo ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) seja atribuída a um contribuinte diferente do que realizou a ação de venda.

As opções para Cupons( SAT CF-e( Cupons Fiscais Eletrônicos) e NFC-e( Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)), devem ser selecionadas caso o CFOP permita emissão de SAT e Nota Fiscal.

O campo CST/ Icms é utilizado quando a empresa não faz parte da forma de tributação Simples Nacional.

Para escolher um Icms você deverá apertar no ícone da lupa na frente do campo, digitar a descrição do Icms e dar um duplo clique.

Quando selecionado o Icms você poderá preencher os campos (Modalidade definição da BC Icms, % Redução da BC e % ICMS) quando estiver selecionada a opção situação tributária (ST) você preencherá os campos (Modalidade definição da BC Icms ST, % Redução da BC - ST, % ICMS ST e % de MVA de ICMS ST).

Caso a empresa faça parte da forma de tributação Simples Nacional(geralmente utilizda para pequenas e micro empresas) você deverá preencher o campo CSO/Simples. Para escolher um código você deverá apertar no ícone da lupa na frente do campo, digitar a descrição e dar um duplo clique.

Se o CSO for 101 ou 201 você terá que preencher os campos (Alíquota Crédito e Valor crédito aprovado/Simples).

Em ambas as formas de tributação para continuar o cadastro deverá obrigatoriamente preencher os campos das seções:

COFINS( Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) com o( CST/COFINS);

PIS( Programa de Integração Social) com o ( CST/PIS);

IPI( Imposto sobre Produtos Industrializados) com o ( CST/IPI).

image

Para inserir o CST( Código de Situação Tributária) de cada uma das seções você poderá realizar uma pesquisa clicando neste ícone na frente de cada campo. Depois digite a descrição desejada e dê um duplo clique para trazer suas informações.

Os campos (% e Natureza) das seções poderão ser preenchidos mas não são obrigatórios.

Se desejar descartar o cadastro durante o processo basta clicar no botão "Cancelar".

Ao terminar de preencher o dados e deseja salvar basta clicar no botão "Salvar".

Para pesquisar Departamentos Fiscais já cadastrados, basta clicar no botão "Pesquisar"(F2). Digitar a descrição do departamento, e dar um duplo clique no nome. As informações aparecerão nos campos desta tela. Para editar alguma informação, clique no botão "Editar" e altere as informações. Para salvar o conteúdo editado, clique no botão "Salvar". Para excluir o cadastro de algum departamento fiscal, clique no botão "Excluir".

Ao adquirir o sistema existem duas opções já cadastradas (Crédito e Sem Crédito), que geralmente são suficientes para os procedimentos a serem realizados pelo usuário.

Para cadastrar um novo departamento fiscal é aconselhado pedir as informações a serem preenchidas no escritório de contabilidade.

Para mais dúvidas sobre o determinado assunto entre em contato conosco.

Atenciosamente equipe Evo - Tecnologia da Informação.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!